terça-feira, 5 de janeiro de 2016


CIENTISTA BRASILEIRA DESENVOLVE SENSOR PARA DIAGNOSTICAR CÂNCER SEM PRECISAR DE BIÓPSIA

Muitos casos de câncer são descobertos em estágio avançados por falta de acompanhamento ou descuido, já que é uma doença muitas vezes silenciosas ou com sintomas quase imperceptíveis. Visando isso, a cientista Priscila Monteiro Kosaka, 35 anos, doutora em Química que integra o Instituto de Microeletrônica de Madri, desenvolveu uma técnica menos invasiva e que dispensa a biópsia, para diagnosticar a doença.

Se trata de um sensor ultrassensível que descobre o câncer a partir de um exame de sangue. O uso dessa técnica é chamado de bioreconhecimento e também é capaz de diagnosticar hepatite e Alzheimer. Segundo Priscila, o sensor é considerado inovados porque consegue detectar com uma amostra muito pequena em meio a milhares de células, o que nenhum outro biomarcador conseguiu até então.

Ele funciona como um mini trampolim que possui anticorpos na superfície. Quando eles captam a presença do câncer na amostra de sangue, acabam reagindo e se tornam mais pesados, fazendo com que o dispositivo mude a cor das partículas."A superfície do trampolim muda de cor e brilha muito, como se fosse uma árvore de Natal", explica.

A taxa de erro do dispositivo é de 1 para cada 10 mil casos e o método vem sendo testado há quatro anos. Porém, ainda falta uma fase de teste com doentes e com biomarcadores de última geração. Antes de chegar ao mercado é preciso baixar o custo de fabricação também, ou seja, a previsão para que ele esteja disponível é de 10 anos, para que ele venha num custo acessível e seja utilizado por meio de exames de rotina, dispensando o procedimento de biópsia.

Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que no Brasil existem 576 mil casos de câncer por ano. O melanoma, tipo de câncer de pele, tem cerca de 182 mil casos novos e é o que mais afeta a população brasileira, seguido pelos tumores de próstata, mama feminina, cólon e reto, pulmão, estômago e colo do útero.

Uol Noticias

2016 © Todos direitos reservados Best of Web | Desenvolvido e produzido por bnnz.be